Chegou o momento de reflectires sobre as actividades anteriores e juntares as peças do puzzle. Vais agora tentar reconstruir a prova mediante a exploração que efectuaste em cada modelo.

O modelo aqui apresentado mostra todos os elementos que foram utilizados até aqui. Poderás, assim, ter uma visão global de tudo o que foi feito. Se achares necessário, volta a alguma das actividades anteriores.

Reflecte ainda sobre o papel das esferas inseridas no interior do cone na construção da prova e de que forma te ajudaram a estabelecer um elo de ligação entre os outros elementos presentes nos modelos computacionais aqui explorados.

Depois de discutires as tuas obsevações e conjecturas com os teus colegas e o teu professor tenta fazer, com base nas conclusões obtidas em cada actividade, a reconstituição da prova.

Recorda que o que observas não substitui a prova matemática. Poderás sim basear as tuas conjecturas nas relações que observas mas terás de encontrar uma explicação baseada nos teus conhecimentos matemáticos para justificar as mesmas!

Marta Brandão © 2003